Oieee....Obrigada pela visita!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

E.B.F. Escola Bíblica de Férias

A E.B.F. acontece nas férias de janeiro e julho, de 3 a 5 dias. Geralmente o evento acontece nas igrejas. O objetivo é de evangelizar, falar do amor de DEUS, através da oração, louvores e histórias bíblicas, contribuindo para o crescimento espiritual de cada participante nesse período de férias.
Se você teve o privilégio de ser escolhido para organizar a E.B.F. da sua igreja não se desespere, busque a DEUS em oração, que ELE esteja a frente do trabalho e levante pessoas para colaborar no ministério infantil.


Sugestão para que a E.B.F. aconteça:

1) EQUIPE:

- Coordenador: Responsável pela organização e supervisão de todo trabalho.
- Professores de crianças e adolescentes (para cada sala se possível uma auxiliar)
- Pessoas responsáveis pela organização e distribuição do lanche.
- Pessoas responsáveis pela limpeza (caso a igreja tenha)pedir as equipes que deixem os locais limpos e organizados onde atuaram.
- Pessoas para auxiliar no que for preciso
- Responsáveis para organização de atividades recreativas.

2) A equipe está organizada, agora é hora de juntos planejar colocar tudo no papel.
. Escolha o tema: xxxxxxx
. Data: xx/xx/2xxx
. Horário: xx:xx
. Local: Igreja....
. Endereço: xxxxx

3) Agora e hora da equipe divulgar!!!

. Acho legal confeccionar com as crianças, na Escola Dominical, convitinhos para os amiguinhos que eles gostariam de convidar para EBF.
. Divulgar através de cartazes, nos cultos, incentivando aos pais ou responsáveis para trazerem seus filhos a participarem.
. Nos bairros, se possível, entregar-los de casa em casa.
. Divulgação através do rádio e nas escolas púbicas e particulares.


4) Divisão das salas:

. É importante que a igreja disponibilize o espaço físico, podendo dividir as turmas por faixa etária. Mesmo que a igreja não tenha o espaço necessário é possível realizar a E.B.F. dentro do templo.


5) Professores e auxiliares:

. Trabalhar com cada classe, os conteúdos bíblicos e as atividades de acordo com a idade, sendo que para os pequeninos deve ser apresentado na linguagem da criança de forma clara e criativa.
. Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação.
. Os professores devem preparar o material com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo.

6) Material: (Coordenadora)

. Lista de chamada.
. Material utilizado como giz de cera, lápis comum e colorido.
. Apontadores, borrachas e cola.
. Atividades (xerox) de pintura ou colagem que serão desenvolvidas em sala de acordo com o tema.
. Lembrancinhas com versículos bíblicos no final de cada aula.
. Brindes para para quem levar o maior números de visitantes.

7) No louvor:

. Utilize cartazes, fantoches e canções com gestos(palmas, pés, movimentos de pular, agachar e saltitar)
. Bandinha rítmica ( com panderos, chocalhos e tamborzinhos...)
. Cante com alegria as crianças gostam.


8) Hora da história:

Seja criativa (o) ao contar uma história. Capriche na entonação de voz, não use o mesmo tom do começo ao fim. Fale alto, baixinho, ora com voz aguda, ora com voz grave faça efeitos sonoros com a voz e instrumentos sonoros e imitando sons onomatopaicos.
Pode-se utilizar flanelógrafo, avental de histórias, cartazes, fantoches e até mesmo teatrinhos...

8) Atividades recreativas:

Após o período das atividades em sala, é bom ter um momento de descontração, levar a crianças ao pátio para um momento de socialização e atividades recreativas.

9) Programação diária:

. Recepção dos alunos na igreja
. Abertura do primeiro dia pelo Pastor com uma palavra e oração.
. Tema: Louvor referente ao tema explicação e citação do versículo chave.
. Divisão das salas.
. Momento do louvor.
. Memorização de versículos com recursos visuais...
. História Missionária (oração aos missionários)
. História Bíblica: uso do flanelógrafo,fantoches, teatro, história dramatizada relacionada ao tema.
. Lanche no horário entre 15 h e 30 min ás 16:00 h
. Atividades propostas em sala relacionada ao tema.
. Recreação (as atividades recreativas poderão ser elaboradas dentro do tema)
. Retorno a igreja e encerramento com oração.
. Horário para o início ás 14:00 h a equipe pode se programar para que tudo ocorra com tranquilidade durante as atividades e estabelecer o término sempre ás 17:00 h.

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