O que é meningite?
É a inflamação das meninges, membrana que envolve o cérebro, o cerebelo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. O tipo mais comum é a inflamação causada por bactérias, os meningococos ou pneumococos, que é a mais grave, pode inclusive causar a morte.
2. Quais os sintomas?
Costumam se manifestar de 3 a 5 dias após a contaminação podendo levar a febre alta, dor de cabeça, rigidez no pescoço, manchas vermelhas no corpo, moleza e limitação na flexão do pescoço. A doença pode ocasionar dificuldades no aprendizado, paralisia cerebral e surdez.
3. Qual a forma de transmissão?
É transmitida pelo ar ou pelo contato direto com pessoas doentes. No inverno o número de casos da doença aumenta até 30% em relação a outra época do ano. O principal motivo é a maior aglomeração de pessoas quando está frio.
4. Qual o diagnóstico?
Deve ser realizado no menor prazo possível. O médico que faz o diagnostico do tipo de meningite que está instalada no organismo. Um exame do líquido cefalorraquidiano puncionado da medula espinhal aponta qual agente infeccioso está no organismo baseado nesse diagnóstico é selecionado o melhor tratamento.
5. Quais os tipos de meningites?
• Viral
É a mais leve e comum entre as meningites, os sintomas são parecidos com de gripe e resfriado.
• Fungos
Menos freqüente. É mais comum em pacientes comprometidos, é observado com mais freqüência em associação com a AIDS.
• Bacteriana
É a forma epidêmica da doença e, por isso, requer mais cuidados porque, se não for diagnosticada precocemente pode levar a morte.
6. Quais os tipos de meningites bacterianas mais comuns?
• Meningococos
Apresenta a transmissão e evolução da doença mais rápida. Quem convive com o paciente também deve ser medicado. A vacina contra esse tipo de bactéria é mais complicada, já que são vários grupos dessas bactérias. A vacina é utilizada apenas para controle de surtos e epidemias. A forma de transmissão mais fácil é pela via respiratória.
• Pneumococos
Menos freqüente. A bactérias também transmite a pneumonia. Diferente da meningocócica, não requer erradicação. A vacina oferece boa proteção
• Hemofílico
Menos freqüente. Pode causar outras doenças e é mais comum em crianças com até 5 anos
http://www.jornalpequeno.com.br/2008/10/27/Pagina90327.htm
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Entenda mais sobre a doença
Nenhum comentário:
Postar um comentário